Paulinka

shopping-cart

(fonte)

Mais um post dedicado à poupança… Foi no início da semana que começámos a semana dedicada á poupança aqui no Etc e Tal by Paulinka. Hoje vamos falar de como poupar na factura do supermercado. Logo no inicio da semana demos estas dicas:

- Poupar com descontos e talões

- Planeie as suas refeições e faça listas de compras

Aqui para além da poupança monetária, poupamos tempo, Faça um menu das suas refeições. A periodicidade fica ao critério de cada um: cá em casa é feito semanalmente. Planear as refeições permite-me ir ao supermercado e saber sempre o que preciso, evitando compras desnecessárias. Para além de evitar chegar a casa e estar a pensar no que vou fazer para o jantar! Falarei mais sobre esta dica daqui a uns tempos!

- Mais listas

Crie uma lista com os artigos que tem na despensa e no congelador. Embora considere uma boa ideia, é algo que ainda não consegui por em prática. Evita chegar a casa com um artigo e descobrir que já tem 3 na despensa! O que faço habitualmente quando faço a minha lista de compras é ver a despensa para confirmar que realmente me falta o artigo.

Para além da lista de compras, tenha também um bloco onde vai anotando as faltas. Até aqui se poupa cá em casa, já que o bloco são folhas utilizadas de um lado, cortadas ao meio e colocadas na porta do frigorifico.

- Comprar com peso e medida

Comprar em grandes quantidades pode ser mais barato, mas atenção ao desperdício. Opte por comprar grandes quantidades de artigos que não se estragam tal como detergentes por exemplo, (para aproveitar promoções, neste momento tenho 4 embalagens de detergente de roupa por usar) ou artigos com validade grande (como arroz e massas). Ao comprar artigos perecíveis, opte por aqueles que se podem congelar. Por exemplo, para evitar estragar legumes, assim que chego a casa, arranjo-os e congelo já em doses individuais e prontos a ser cozinhados.

- Compare preços

Ao comparar dois produtos, faça-o pelo preço por quilo, por exemplo em vez do preço por unidade. Quantas vezes nos deparamos com uma embalagem grande que após aberta vêm pela metade?

- Compre produtos de marca branca

Muitos deles são tão bons como os de marca. Não dispensa o seu produto de marca? Tente ao menos aproveitar promoções para os adquirir.

- Diga não aos sacos plásticos

Opte por levar sacos de tecido ou daqueles reutilizáveis.

 

E as vossas dicas de poupança? Querem partilhar aqui no blog?

Etiquetas: , edit post
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...