Paulinka
1305368330_188045045_1-INFORMaTICA-ELECTRICIDADE-E-OUTROS-Alcanena-Entroncamento

Estas são algumas das medidas que ao longo do tempo fomos adoptando cá em casa:

- Optar pela tarifa bi-horária. Nós temos o ciclo semanal. De uma forma simplificada, o consumo é mais económico durante a semana após as 00:00, ao sábado tem três períodos e ao domingo durante todo o dia.
Podem saber mais no site da EDP.

- Utilizar as máquinas em horário económico. A máquina da loiça só lava após as 00:00. Quando a máquina está cheia (só assim se põe a lavar), após o jantar, programamos a mesma para começar após o início do horário económico. Sempre que estou acordada, desligo a máquina da loiça antes de começar o ciclo de secagem, abro a porta e deixo secar ao ar. Também optei por utilizar menos a máquina da loiça: anteriormente punha a loiça toda na máquina. Agora lavo as peças maiores (como os tachos) à mão. Mas atenção: sem água a correr, senão estamos a poupar de um lado e a gastar do outro.
A máquina da roupa só lava ao sábado á tarde ou ao domingo. Sempre no horário económico e sempre cheia.
O forno segue o mesmo principio: só ao sábado ou domingo, mas essencialmente ao domingo. É ao domingo que fazemos um uso intensivo do forno: para fazer assados, bolos, pão, etc.
Passar a ferro cá em casa, só ao domingo (é o dia para o qual tenho esta tarefa agendada). Excepcionalmente à noite, quando estou no horário 19:00-01:00 e chego a casa ainda desperta. Antes de começar, separo as peças que vou passar e começo por aquelas que requerem menos calor. Antes de terminar, desligo o ferro e aproveito o calor para passar as últimas 3-4 peças.

- Desligar as luzes das divisões onde não estamos. Em casa dos meus pais, era comum ter a luz da cozinha acesa até irmos para a cama. Acendia-se assim que começava a escurecer e assim se mantinha até irmos para a cama. Também tinha a ver com a disposição da casa (que era pequenina) e a cozinha acaba por ser quase a iluminação comum à casa. Depois de os meus pais se mudarem e apesar da cozinha ficar numa das pontas da casa, o hábito manteve-se. Acabei por o trazer também para a minha casa. Mas como estamos em fase de poupança, assim que acabo de arrumar a cozinha, a luz apaga-se.

- Desligar os carregadores de telemóveis da corrente após terminar a carga. Mesmo depois de estarem carregados, a verdade é que os aparelhos ligados à corrente continuam a consumir energia.

- Utilizar a bateria do portátil até ao final antes de pôr a carregar. Como utilizo o portátil durante muito tempo, optei por lhe tirar a bateria e tinha-o sempre ligado á corrente. Aos poucos fui adoptando o hábito de o desligar da corrente quando não estava a utilizar.
Atualmente, voltei a colocar a bateria e uso-a até acabar. Só nessa altura o volto a ligar à corrente e só até carregar novamente a bateria.

- Utilização do frigorifico. A temperatura deve ser alterada consoante a época do ano. Quando vou preparar uma refeição, tiro tudo o que vou precisar para evitar ter que andar constantemente a abrir o frigorifico.
Quando venho das compras, organizo-as sempre antes de colocar no frigorifico, pelo mesmo motivo. A mesma coisa para a arca.

- Trocar as lâmpadas por economizadoras. Já à uns dois anos, aproveitei uma ação conjunta da EDP e do Pingo Doce onde davam 5 lâmpadas economizadoras (já não me lembro bem o que era preciso fazer). O que é certo é que essas lâmpadas continuam a funcionar.

- Aproveitar para cozinhar maiores quantidades. Ao cozinhar, aproveito para fazer maiores quantidades. Poupança de energia e de tempo. Da mesma forma, desligo o fogão antes de terminar o tempo, já que a placa se mantem quente durante um bom tempo. Tachos são sempre utilizados com tampa, para reduzir o tempo de cozedura.

- Desligar os aparelhos de stand-by. Alguns já são desligados, mas nem todos. A verdade é que não dá jeito nenhum andar a desligar todos os aparelhos devido á posição em que estão, mas pelo menos alguns já é melhor que nenhuns, certo?
A DECO tem um simulador de poupança relativo aos aparelhos em stand-by aqui.

Querem partilhar outras dicas?
Etiquetas: edit post
1 Response
  1. Cuidado que o barato sai caro, se lhe dão algo é porque esperam tirá-lo mais tarde, de alguma forma.

    A tarifa bi-horária ou tri-horária serve para lhe colocarem um contador inteligente em casa. Tome conhecimento do conteúdo deste blogue e defenda-se, seja inteligente:
    http://recusecontadoresinteligentes.blogspot.com/

    Em relação às lâmpadas económicas, cuidado com os níveis de radiação ultravioleta. Nada é bem o que parece, infelizmente.

    Passe e repasse a informação junto de amigos e vizinhos, é preciso que a verdade se saiba.
    É que povo desinformado é povo enganado.
    Obrigado


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...