Paulinka
Esta dica vele por dois, já que é dica de organização e simultaneamente de poupança.
Durante muito tempo, todos os dias fazia as mesmas perguntas: O que vou fazer para o almoço? O que vou fazer para o jantar?
Durante muito tempo, sem resposta a estas perguntas, optei por ir ao supermercado e trazer take away ou a primeira coisa que via na prateleira da carne. Os resultados? Desperdício de tempo e dinheiro, uma alimentação nada cuidada e uma enorme frustração!
Numa das minhas pesquisas na internet, comecei a aperceber-me que muitas donas de casa optavam por fazer menus semanais (algumas fazem-no inclusivamente mensalmente). Resolvi experimentar… foi à cerca de 1 ano e meio, talvez. Desde aí, nunca mais deixei de os fazer.
Como eu faço o meu menu semanal
Habitualmente faço-o às sextas feiras. Mas não sou rígida nesta questão. Se na quinta feira estiver no médico à espera de uma consulta, aproveito o tempo para o fazer. Se na 6ª estou cansada ou sem tempo, faço no Sábado. O importante não é quando se faz, mas sim fazer.
Gosto de estar sossegada a fazer esta tarefa. Não que obrigue a grande esforço, mas é quase como um momento para mim. Sento-me na mesa da cozinha com uma caneca de café e durante cerca de meia hora, trato do menu, da lista de compras e nalguns casos, no planeamento da semana seguinte (para outro post).
Para fazer o menu, tenho sempre uma folha que criei para o efeito já com espaço para ir anotando os ingredientes que preciso para confecionar as refeições, o meu dossier das receitas e a minha agenda (para ver os meus turnos e compromissos que possam afectar as refeições).
Depois de fazer o menu, passo as refeições para uma outra folha que fiz e plastifiquei. Escrevo com caneta de acetato e todas as semanas, apago com álcool e escrevo novamente. Esta folha está afixada na porta do frigorifico (por enquanto).
Finalmente, a lista de compras. Para a fazer, pego na folha do menu que tem os ingredientes para as refeições, no bloco que está na porta do frigorífico onde vou colocando as faltas e a minha bolsa de cupões e talões de desconto. A minha lista de compras já está padronizada: coloquei os produtos que habitualmente compro e só tenho que assinalar o que preciso.
Ainda não fazem menu de refeições? Experimentem! Gostaram? Não? Contem-me tudo!
Mandem mail para blog.da.paulinka@gmail.com
1 Response
  1. Marlene Says:

    Gostei muito de ver a forma como te organizas...
    Não leves a mal, mas é provavel que copie algumas ideias :p
    Acreditas que estou há quase 1 ano a tentar fazer um menu semanal?? E quando estive quase a conseguir cumpri-lo, comecei-me a perder?! E que, infelizmente, ainda faz parte da minha lista semanal para fazer: menu da semana... mas não tenho conseguido :( passa sempre para a semana seguinte...
    Acho a tua forma de organizar isso, muito prática. O meu maior problema deve ser a falta de jeito na cozinha... agora com a bimby tenho tentado aperfeiçoar esse meu lado, mas ainda não estou contente com o meu trabalho.
    O maior problema foi o bebé começar a comer... agora tenho quem pensar em comida pra nós (rápida de fazer) e que ele também possa comer :s não é fácil..
    Mas sim... vou tentar seguir as tuas dicas :) eu até já tenho as folhas do menu feitas, e a la lista de compras... falta é dar-lhes o devido uso!
    Obrigada pela partilha e... parabéns!
    Bjinhos e boa semana
    Marlene
    http://donadecasadesajeitada.blogspot.com/


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...