
"Na próxima Sexta-feira, dia 31 de Outubro, é assinalado mais um Halloween, designação na lingua inglesa para o Dia das Bruxas (...). Trata-se de um evento tradicional e cultural, comum sobretu(o nos países anglo-saxónicos, entre os quais os Estados Unidos da América, Canadá, Irlanda e Reino Unido, cuja origem remonta a celebrações pagãs dos antigos povos celtas. A origem pagã deriva da celebração celta chamada Samhain, que marcava o fim do Verão e tinha o objectivo de servir de culto aos mortos. As pessoas acreditavam que (...) as almas dos mortos voltavam aos lugares onde tinham vivido, por isso mascaravam-se, dançavam e cantavam para espantar os espíritos. Nos dias de hoje, o Halloween pouco tem a ver com as suas origens (...).
Em Portugal, a Noite das Bruxas não é celebrada com a intensidade dos países anglo-saxónicos (...). A tradição portuguesa, ligada à Igreja Católica, remete sobretudo para o Dia de Todos-os-Santos, um dia sagrado em que se presta culto aos santos e mártires cristãos. (...) Uma das tradições mais comuns em Portugal é o pão-por-Deus, em que as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedirem o pão-por-Deus de porta em porta, recitando versos, enquanto recebem como oferenda pão, broas, romãs e frutos secos (...). As celebrações culminam no Dia dos Finados, a 2 de Novembro, data escolhida para lembrar todos os que já faleceram (...)."
Lanço agora uma espécie de desafio a todos os que por aqui passam: como é a Noite das Bruxas onde vivem? Pode ser no país ou até mesmo na cidade onde estão. Vou colocar as vossas respostas num post aqui no blog.