(imagem retirada da net)
Contra todas as regras de segurança (confesso!) não desliguei o frigorífico. O motivo é simples: está calor e não tinha onde guardar os alimentos. Acabei por limpar o frigorífico por partes.
Primeiro, tirei as prateleiras da porta. Enchi o lava loiças com água morna e um bocado de detergente e lavei as peças. Enchi um alguidar com água e vinagre e limpei a porta por dentro. Limpei com um pano seco e voltei a colocar as peças. Fiz o mesmo com as restantes prateleiras. Comecei de cima para baixo: uma prateleira de cada vez e fui limpando o interior à medida que ia tirando as prateleiras. Limpei o interior do frigorífico também com água e vinagre.
Depois de tudo limpinho por dentro, deitei fora tudo o que já não estava em condições: algumas cenouras e uma garrafa com champanhe que estava lá sei lá há quanto tempo!
Neste altura já o polvo estava cozido e o arroz estava em andamento!
Tempo de passar para a parte de fora: só quando tirei os ímans da porta é que vi como o frigorífico estava sujo!!!! Eu uso as toalhitas húmidas desengordurantes do Pingo Doce para limpar quase tudo na minha cozinha, mas desta vez nem elas me safaram! Lembrei-me de uma amostra que tenho há muito tempo de um desengordurante, que se chama KH-7. Nunca me lembro de ter visto à venda, mas é excepcional. Eu costumava usar um desengordurante que compro nos chineses que é muito bom, mas um pouco agressivo. Este KH-7 tem o mesmo desempenho, não tem um cheiro horroroso e pode ser usado até na roupa para tirar nódoas de gordura!
Podem consultar aqui umas dicas de como limpar e arrumar o vosso frigorífico. Neste artigo é referido que a limpeza do frigorífico deve ser semanal, mas acho que se tivermos alguns cuidados, a limpeza pode ser prolongada por muito mais tempo:
- Limpar imediatamente qualquer produto que se derrame no frigorífico para evitar que seque, ganhe mau cheiro e/ou contamine outros alimentos;
- Produtos enlatados não devem ser guardados na sua embalagem original, mas sim em recipientes plásticos ou de vidro;
- Ganhar o hábito de passar um pano húmido (ou uma toalhita húmida) nas pegas e porta do frigorífico todos os dias, por exemplo, quando se arruma a cozinha à noite.
A Chica também resolveu ajudar:
Mas depressa se cansou e optou por dar apenas apoio moral:
Agora quero saber de vocês: que dicas têm para a limpeza dos electrodomésticos das vossas cozinhas? E produtos milagrosos? Contem-me tudinho!!!!