Paulinka
É uma tradição que começa a ganhar alguns adeptos em Portugal. Pessoalmente, acho muito engraçada a noite de Halloween que se celebra nos EUA (e se calhar noutros países), embora só conheça de ver os filmes. Na "Dica da Semana" (para quem não conhece, é um jornal gratuito do Lidl que se recebe na caixa do correio) da semana passada, vinha um artigo acerca da origem do Halloween. Por ser muito extenso, vou apenas deixar umas partes desse artigo.
"Na próxima Sexta-feira, dia 31 de Outubro, é assinalado mais um Halloween, designação na lingua inglesa para o Dia das Bruxas (...). Trata-se de um evento tradicional e cultural, comum sobretu(o nos países anglo-saxónicos, entre os quais os Estados Unidos da América, Canadá, Irlanda e Reino Unido, cuja origem remonta a celebrações pagãs dos antigos povos celtas. A origem pagã deriva da celebração celta chamada Samhain, que marcava o fim do Verão e tinha o objectivo de servir de culto aos mortos. As pessoas acreditavam que (...) as almas dos mortos voltavam aos lugares onde tinham vivido, por isso mascaravam-se, dançavam e cantavam para espantar os espíritos. Nos dias de hoje, o Halloween pouco tem a ver com as suas origens (...).

Em Portugal, a Noite das Bruxas não é celebrada com a intensidade dos países anglo-saxónicos (...). A tradição portuguesa, ligada à Igreja Católica, remete sobretudo para o Dia de Todos-os-Santos, um dia sagrado em que se presta culto aos santos e mártires cristãos. (...) Uma das tradições mais comuns em Portugal é o pão-por-Deus, em que as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedirem o pão-por-Deus de porta em porta, recitando versos, enquanto recebem como oferenda pão, broas, romãs e frutos secos (...). As celebrações culminam no Dia dos Finados, a 2 de Novembro, data escolhida para lembrar todos os que já faleceram (...)."

Lanço agora uma espécie de desafio a todos os que por aqui passam: como é a Noite das Bruxas onde vivem? Pode ser no país ou até mesmo na cidade onde estão. Vou colocar as vossas respostas num post aqui no blog.
Etiquetas: edit post
4 Responses
  1. Oi Paula!!

    Eu também recebo a Dica, mas por acaso não vi esse artigo... ='\

    Eu, ainda no ano passado, andei a pedir guloseimas de porta-em-porta. É muito engraçado, e as pessoas alinhavam facilmente!!

    Aquelas que não tinhas doces, davam-nos sempre alguma coisa: bolachas maria, moedas, etc...

    Foi uma animação!!

    Este ano infelizmente não fui... =(

    Como tu deves notar (embora vivas a 300 e tal km de mim - sou do Porto) está um frio de rachar!!

    Mas o problema não foi só esse... A minha mãe também teve de sair e Pumba!! Buah!! Não fui este ano com as minhas amigas e vizinha...

    Mas para o ano, lá espero ir.

    E é assim que celebro o meu dia das Bruxas!! Ah!! Também o ano passado fiz uma abóbora, e no ano anterior fiz 3!!

    Este ano, mais uma vez, falhei neste aspecto... Mas também ando muito apertada com os estudos do 10º ano...

    Os meus irmão costumam ir à noite a um baile daqueles só com pessoas mascaradas!!

    E é assim que paso o meu Halloween!

    Beijos grandes!!

    =')


  2. Ahh!

    Tens um prémio no meu blog!!

    Beijo!!

    =']


  3. Jaque Says:

    Oie querida, tem um selinho pra vc no meu blog... Tenha um ótimo fim de semana!!! Beijoksssssssss


  4. olá!
    por aqui tb vêm sempre uns miudos à porta pedir o pao por Deus. :)
    bjinhos


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...